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Estudando o conteúdo de estrelas Be do aglomerado aberto jovem NGC 1850

Processo: 24/00057-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Alex Cavaliéri Carciofi
Beneficiário:Luana Alves Antonio
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51680-6 - Explorando o universo: da formação de galáxias aos planetas tipo-Terra, com o Telescópio Gigante Magellan, AP.ESP
Assunto(s):Estrelas massivas   Aprendizado computacional   Estrelas Be
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aglomerados jovens abertos | Estrelas de alta rotação | Estrelas massivas | machine learning | Estrelas Be

Resumo

Recentemente, nosso grupo de pesquisas da USP desenvolveu os primeiros modelos de populações estelares jovens considerando plenamente o fenômeno Be, no qual uma porcentagem das estrelas B da população são rotadores rápidos e formam discos circunstelares compostos por matéria expelida pela própria estrela. Estes novos modelos, juntamente com técnicas de aprendizagem de máquina, foram aplicados para analisar os dados do aglomerado jovem NGC 330 e nos permitiu estudar a incidência de estrelas Be ao longo dos diferentes subtipos espectrais. Dentre os resultados mais importantes, destaca-se a descoberta de que quase 80% das estrelas de subtipo espectral B1 (com massa da ordem de 13 massas solares) são Bes, e esta fração cai tanto para massas maiores quanto massas menores. A principal vantagem do nosso método é a superação de vieses observacionais conhecidos, tais como o fato que estrelas Be nem sempre têm discos, o que faz que métodos tradicionais normalmente subestimem a quantidade de tais estrelas numa dada população. O objetivo central deste projeto é aplicar o método ao aglomerado NGC 1850 e comparar seus resultados com a literatura. Este projeto é relevante, pois representa a segunda aplicação do novo método e possui o potencial de resultar em uma publicação específica. Espera-se que, a partir dessa pesquisa, a aluna desenvolva habilidades para analisar de maneira sistemática outros aglomerados abertos em futuras pesquisas, contribuindo para o processo de detecção de estrelas Be em observações, bem como para o esclarecimento dos mecanismos de formação e evolução desses objetos.

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