Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da expressão de CTSL em glioblastomas IDH wild type e análise do seu papel como biomarcador de resposta a terapia.

Processo: 23/08628-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Lucas Tadeu Bidinotto
Beneficiário:Natália Portruneli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr Paulo Prata (FACISB). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Glioblastoma   Tratamento   Oncologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ctsl | glioblastoma | Polarização de macrófagos | Silenciamento da expressão gênica | Tratamento | Oncologia Molecular

Resumo

Apesar dos avanços nas descobertas moleculares dos Glioblastomas (GBM) IDH wild type, o sucesso do tratamento é reservado, com o uso de uma mesma terapia padrão para todos os pacientes. Nosso grupo de pesquisa descreveu uma assinatura de 12 genes associados a pacientes diagnosticados com GBM com baixa sobrevida, sendo que CTSL se mostrou importante em várias análises in silico. Outros artigos mostram a alta expressão deste gene associada à polarização de macrófagos para M2 e associada à resistência ao tratamento e/ou aumento de migração e invasão neoplásica. Portanto, o presente projeto visa caracterizar a expressão de CTSL e propor estratégias de tratamento para pacientes com alta expressão deste gene. Será realizada caracterização da expressão de CTSL em uma coorte de 80 pacientes com o diagnóstico de GBM IDH wild type e em linhagens celulares. Em seguida, este gene será silenciado por CRISPR e serão realizadas ensaios funcionais de proliferação, apoptose, migração e invasão. As células silenciadas para CTSL também serão colocadas em co-cultura com macrófagos M1 e M2 para análise da função macrofágica. Em seguida, a capacidade de polarização de macrófagos será analisada através do tratamento de macrófagos indiferenciados com meio condicionado pelas células tumorais silenciadas para CTSL ou não. Por fim, será realizada análise in silico de potenciais compostos para o tratamento de pacientes com alta expressão de CTSL, e estes compostos serão testados in vitro nas células silenciadas ou não para este gene através de análise de MTS.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)