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Enfrentamento da (des)informação em práticas sociais letradas digitais: estudo de podcasts no Brasil e na França

Processo: 24/02148-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Julia Giacon Lopes
Supervisor: Cedric Fluckiger
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université De Lille, França  
Vinculado à bolsa:23/08765-8 - No enfrentamento das fake news, uma boa história: estudo da relação entre fala e escrita em podcasts de storytelling, BP.IC
Assunto(s):Desinformação   Fake news   Letramento digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desinformação | Fake news | Letramentos Acadêmicos | letramentos digitais | Podcast | relação entre fala e escrita | Letramentos

Resumo

De uma perspectiva teórico-metodológica que privilegia os estudos de letramentos críticos e dos multiletramentos, na relação com os estudos da relação entre fala e escrita, este projeto de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) busca investigar o jogo interlocutivo em podcasts produzidos no Brasil e na França. A hipótese de partida é a de que o emprego desses sinais comunicacionais na produção do podcast de storytelling é de fundamental relevância para haja engajamento por parte do ouvinte/auditório. O conjunto do material é formado de dois episódios que tocam o problema da desinformação, produzidos por SudRadio e Rádio Novelo, ambos disponíveis para acesso público. O objetivo geral se desdobra nos objetivos específicos: (i) analisar, com base nas transcrições dos episódios, os sinais conversacionais mais recorrentes nos podcasts do Brasil e da França, considerando-se o estabelecimento de um jogo interlocutivo no gênero "entrevista"; (ii) analisar, com base nas transcrições dos episódios, a função do turno conversacional nos podcasts do Brasil e da França, considerando-se, por um lado, o que é dito pelos participantes no âmbito da temática em questão, por outro, a força da tomada da palavra, na relação com determinada orientação discursiva; (iii) descrever o consumo de mídias sociais digitais e podcasts no Brasil e na França, considerando-se, principalmente, a faixa etária de jovens universitários, público potencial de podcasts de divulgação científica, a exemplo dos selecionados neste trabalho. Procura-se, assim, contribuir com a investigação da relação entre especialização acadêmica e científica e conteúdo produzido e propagado em plataformas e redes sociais digitais, caso do podcast, buscando-se maior engajamento em temas científicos.

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