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A dupla carreira acadêmica-esportiva de jogadores de futebol da categoria sub-17 do campeonato paulista: desafios e ações a partir de uma perspectiva sociológica

Processo: 21/14621-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Renato Francisco Rodrigues Marques
Beneficiário:Iuri Salim de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dupla carreira   Educação   Futebol   Jovens   Sociologia do esporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Temática Reflexiva | Dupla carreira | Educação | Futebol | Juventude | Sociologia Reflexiva | Sociologia do Esporte

Resumo

Na infância e adolescência, muitos indivíduos se inserem em práticas esportivas e permanecem engajados até a idade adulta, seja com o sonho de atingir o nível de elite ou para continuarem engajados como praticantes recreativos. Nesse processo, é importante desenvolver diversas dimensões desses jovens, não apenas para o esporte, mas em relação a todo o contexto social ao qual estão inseridos. Entre as mais relevantes, incluem-se a trajetória na educação formal. Conciliar o desenvolvimento esportivo com o escolar parece ser um desafio para muitas crianças e adolescentes que também estão envolvidos com alguma prática esportiva. Percebe-se, por vezes, a existência de conflitos entre instituições escolares e clubes esportivos, que podem prejudicar o jovem que planeja conciliar as duas rotinas (escolar e esportiva), por vezes influenciando a linearidade da carreira escolar, ou a dedicação e investimento no esporte. Esta dedicação simultânea em pelo menos duas carreiras distintas, seja esportiva, escolar e/ou vocacional, denomina-se dupla carreira. Deste modo, compreender como jovens atletas de futebol vivenciam as tensões e desafios da dupla carreira acadêmica-esportiva permitirá oferecer subsídios teóricos para escolas, clubes, famílias e instituições governamentais planejarem e intervirem nos processos de dedicação simultânea dos estudantes-atletas. O presente estudo tem como perguntas centrais: como os estudantes-atletas que disputam o campeonato paulista sub-17 de futebol percebem a relação entre o mundo esportivo/do trabalho e o mundo escolar no novo ensino médio? Como a origem social, as vivências e relacionamentos com diversos agentes interagem com as perspectivas e escolhas relacionadas às carreiras desses jovens jogadores? Como se dão os desafios e barreiras enfrentadas por jovens atletas de futebol para conciliar as carreiras esportiva e acadêmica no estado de São Paulo? O objetivo geral é investigar como os jogadores da categoria sub-17, participantes do campeonato paulista de futebol, vinculados a equipes sediadas na região metropolitana de Ribeirão Preto/SP, percebem e procuram conciliar as rotinas simultâneas de treinamentos, competições e estudos. Este será um estudo quali-quantitativo. A análise quantitativa consistirá na elaboração e aplicação de um questionário com questões objetivas a ser respondido pelos estudantes-atletas. A etapa qualitativa será baseada em entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes-atletas, jogadores de futebol da categoria sub-17. Para análise das entrevistas será utilizado o método da Análise Temática Reflexiva. A Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu será o arcabouço teórico principal para a interpretação e discussão dos resultados, com especial atenção à análise sobre o processo de constituição dos habitus e herança cultural dos jovens atletas. Também será utilizada como marco teórico uma literatura que oferece análises socioantropológicas sobre a participação de jovens jogadores de futebol no Brasil, no sentido de promover reflexões e análises relacionando os resultados encontrados neste estudo com diferentes contextos e dimensões da vida destes jovens atletas e suas construções de carreira.

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