Busca avançada
Ano de início
Entree

Melhores práticas em metodologias ativas utilizadas em um curso de graduação em enfermagem na perspectiva de estudantes: uma pesquisa apreciativa

Processo: 23/14499-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Lucas Pereira de Melo
Beneficiário:Julia Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Currículo   Educação em enfermagem   Estudantes   Metodologia ativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação em enfermagem | estudantes | Metodologias Ativas | Pesquisa Apreciativa | Educação em Enfermagem

Resumo

Tendo em vista os debates recentes sobre as necessidades de mudanças curriculares nos cursos da área da saúde e o forte estímulo ao uso de metodologias ativas, esta pesquisa tem como objetivo conhecer as melhores estratégias de metodologias ativas utilizadas em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do interior paulista na perspectiva de estudantes. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo referencial metodológico é a pesquisa apreciativa. O estudo será realizado com estudantes de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior paulista. A coleta de dados ocorrerá durante os meses de abril a julho de 2024, em conformidade com as quatro etapas da pesquisa apreciativa: descoberta; sonhos; planejamento; destino. A execução das etapas da pesquisa apreciativa ocorrerá em 06 (seis) encontros com as pessoas participantes incluídas na pesquisa. Ao final da operacionalização das quatro etapas da pesquisa apreciativa, as pessoas estudantes serão convidadas a participar de uma entrevista individual semiestruturada com o objetivo de registrar sua avaliação e impressões do processo de investigação. A análise de dados priorizará a compreensão da produção de sentidos. Esta análise originará uma narrativa que permitirá descrever e comunicar o processo de pesquisa como forma de contribuir com o desenvolvimento metodológico de outros estudos desta natureza.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)