Busca avançada
Ano de início
Entree

Galileu Galilei, Giordano Bruno, Ensino de Física e História da Ciência

Processo: 23/16201-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Beneficiário:Bruno Henrique Torres
Instituição Sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Astronomia   Educação científica   Ensino de física   História da ciência   Revolução científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:astronomia | educação científica | Ensino de Física | História da ciência | natureza da ciência | revolução científica | Ensino de Física

Resumo

Este projeto objetiva investigar o uso de aspectos históricos dos trabalhos de Galileu Galilei e Giordano Bruno no ensino de física, visando enriquecer a compreensão dos estudantes sobre a evolução do pensamento científico e a natureza da ciência. A abordagem histórica buscará contextualizar as ideias desses cientistas, destacando sua influência na revolução científica dos séculos XVI e XVII na Europa e analisando o que ocorria no mesmo período em outras regiões do planeta, especialmente na China. O estudo utilizará métodos qualitativos e quantitativos para analisar o impacto da inserção de conteúdos históricos no ensino. Serão desenvolvidas atividades educacionais e estruturados recursos didáticos que explorem a conexão entre conceitos científicos e os contextos históricos em que surgiram. Os desdobramentos das ações e as concepções dos participantes serão investigados por entrevistas, questionários e observação. Os resultados das atividades serão caracterizados, quantificados e avaliados pelo modo como elas podem melhorar o interesse dos alunos pela física, ajudar no combate à negação da ciência e promover uma compreensão mais profunda de conceitos físicos e da forma como a ciência é produzida. Este projeto visa aprimorar o ensino de física e aproximar os estudantes do processo histórico de construção da ciência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)