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Fenilcetofood: um jogo educativo para inclusão e compreensão da fenilcetonúria

Processo: 23/18417-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Andréa Cristina de Moraes Malinverni
Beneficiário:Gabriella Cristhiambell Souza da Costa
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Jogos educativos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em saúde | fenilcetonúria | jogos educativos | Pku | Educação em Saúde

Resumo

A fenilcetonúria (Phenylketonuria, PKU) é uma alteração autossômica recessiva caracterizada pela incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina (Phenylalanine, Phe). Se não for tratado, o acúmulo de Phe resulta em prejuízos no desenvolvimento neurológico e psicológico. O diagnóstico de PKU em uma criança altera fundamentalmente a vida dos pais e cuidadores e tem um impacto significativo. A estigmatização, os conceitos errôneos e o sentimento de exclusão social são problemas comuns. A população em geral não entende as restrições proteicas e, para as pessoas com PKU, ter que comer alimentos diferentes causa atenção indesejada. O bullying, principalmente sob a forma de abuso verbal, tende a ocorrer durante as refeições, quando as crianças com PKU são vistas como "diferentes", como resultado, algumas crianças retiram-se de situações sociais ou recusam-se a frequentar a escola. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do jogo de tabuleiro Fenilcetofood, que busca de forma inclusiva auxiliar na propagação de conhecimento acerca da doença genética PKU. Além disso, este jogo busca levar visibilidade, aos currículos escolares, em especial nos currículos de biologia, podendo permitir uma discussão sobre genética e saúde que traga questionamentos, éticos, científicos, sociais adensando um debate necessário, nos espaços formativos, não só na educação básica, mas também na formação inicial de professores e na formação dos profissionais de saúde.A fenilcetonúria (Phenylketonuria, PKU) é uma alteração autossômica recessiva caracterizada pela incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina (Phenylalanine, Phe). Se não for tratado, o acúmulo de Phe resulta em prejuízos no desenvolvimento neurológico e psicológico. O diagnóstico de PKU em uma criança altera fundamentalmente a vida dos pais e cuidadores e tem um impacto significativo. A estigmatização, os conceitos errôneos e o sentimento de exclusão social são problemas comuns. A população em geral não entende as restrições proteicas e, para as pessoas com PKU, ter que comer alimentos diferentes causa atenção indesejada. O bullying, principalmente sob a forma de abuso verbal, tende a ocorrer durante as refeições, quando as crianças com PKU são vistas como "diferentes", como resultado, algumas crianças retiram-se de situações sociais ou recusam-se a frequentar a escola. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do jogo de tabuleiro Fenilcetofood, que busca de forma inclusiva auxiliar na propagação de conhecimento acerca da doença genética PKU. Além disso, este jogo busca levar visibilidade, aos currículos escolares, em especial nos currículos de biologia, podendo permitir uma discussão sobre genética e saúde que traga questionamentos, éticos, científicos, sociais adensando um debate necessário, nos espaços formativos, não só na educação básica, mas também na formação inicial de professores e na formação dosprofissionais de saúde.

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