Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenotipagem de vesículas extracelulares circulantes de pacientes com melanoma em função do tratamento com checkpoints do sistema imune

Processo: 23/16355-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luciana Nogueira de Sousa Andrade
Beneficiário:Raphaela Rebeca Silveira Assuncao
Instituição Sede: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fenotipagem   Macrófagos   Melanoma   Vesículas extracelulares   Oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fenotipagem | Macrófagos | melanoma | vesículas extracelulares | Oncologia

Resumo

O câncer é considerado um problema de saúde mundial e causador de muitas mortes, apesar dos avanços na medicina, o índice ainda é crescente. Além disso, apesar da introdução de terapêuticas alvo-dirigidas, ainda há uma alta taxa de não resposta ao tratamento e recidivas. O câncer de pele melanoma, apesar de não estar entre os mais incidentes, caracteriza-se pela sua alta malignidade e rápida progressão, o que dificulta o tratamento, principalmente quando diagnosticado tardiamente. Dentre as vias de estudos visando a redução ou eliminação do tumor, destacam-se as vesículas extracelulares (VEs) que atuam como veículo de comunicação celular e podem ser produzidas frente à diferentes estímulos biológicos, químicos, físicos e patológicos. As VEs podem estar presentes em todos os fluidos corporais, logo, são potenciais biomarcadores de prognóstico e diagnóstico, bem como veículo terapêutico. Contudo, a função biológica das VEs nos tecidos e células tem relação direta com a composição de marcadores de superfície denominados tetraspaninas. Por isso, este estudo tem como objetivo caracterizar as VEs provenientes do plasma de pacientes com melanoma antes, durante e após o tratamento com anti-PD-1, visando observar o impacto do tratamento sobre os principais marcadores de VEs CD9, CD63 e CD81, bem como a ação biológica dessas vesículas no fenótipo de macrófagos, avaliando-se assim o potencial preditivo de resposta terapêutica das VEs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ASSUNCAO, RAPHAELA REBECA SILVEIRA; SANTOS, NATHALIA LEAL; ANDRADE, LUCIANA NOGUEIRA DE SOUSA. Extracellular vesicles as cancer biomarkers and drug delivery strategies in clinical settings: Advances, perspectives, and challenges. Clinics, v. 80, p. 8-pg., . (24/09411-8, 23/16355-4)