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Impacto da ventilação lenta sobre a cognição e o nível de estresse de crianças

Processo: 23/09536-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Tatiana de Sousa da Cunha Uchiyama
Beneficiário:Paloma Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/14706-7 - Explorando o Controlo Autonómico e a Variabilidade Cardiovascular através de Técnicas Avançadas de Processamento de Sinais em Protocolos de Respiração Controlada, BE.EP.MS
Assunto(s):Aprendizagem   Hidrocortisona   Crianças   Variabilidade da frequência cardíaca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Cortisol | crianças | tecnologias na saúde | Variabilidade da Freqüência Cardíaca | Saúde, Engenharia Biomédica, Bem-estar

Resumo

Diante do cenário pós-pandêmico atual, muito tem sido discutido sobre osimpactos causados na educação escolar, especialmente das crianças. Somam-se aisso, as dificuldades de aprendizagem apresentadas por um número significativo dealunos e a influência do nível de estresse, gerando consequências negativas sobre aaprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Em contrapartida, estudosenvolvendo biofeedback e técnicas de respiração, mostram o efeito benéfico sobre amodulação vagal e aspectos cognitivos. Dessa forma, este projeto propõe avaliar oefeito da ventilação controlada sobre as funções executivas e nível de estresse emcrianças em idade escolar, entre 11 e 15 anos. Também, será desenvolvida umaplataforma que facilitará a coleta dos resultados obtidos nos testes cognitivos e aanálise desses dados. Serão avaliadas as componentes ligadas às funçõesexecutivas antes e após a utilização da ventilação controlada. Concomitantemente,será coletada saliva para análise de cortisol e avaliada a variabilidade da frequênciacardíaca (VFC) para detectar a influência que a terapia pode ter sob o nível deestresse apresentado pelas crianças. Assim, a análise e avaliação dos resultadosdesta pesquisa poderão ser úteis para gestores e profissionais da educação,implementando ferramentas para manejo do estresse e que contribuam paramelhora do desempenho escolar das crianças.

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