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A ação retórica de negociação da separação de línguas nas sessões orais do teletandem: motivações e implicações

Processo: 23/14441-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Solange Aranha
Beneficiário:Maria Vitória Martins Garcia
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros   Teletandem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gêneros | telecolaboração | Teletandem | Ensino e Apredizagem de Línguas

Resumo

Este projeto propõe uma investigação das características linguístico - discursivas da açãoretórica de negociação da separação de línguas (RAMPAZZO, 2021) presente nas Sessões Oraisde Teletandem (SOTs). Esta ação se caracteriza pela negociação da troca da língua entre os paresde interagentes durante a SOT, ou no início dela, para atender a um dos princípios deaprendizagem em (tele)tandem, descrito por Telles e Vassallo (2006), o princípio de separação delínguas. Este princípio implica que as SOTs devem ser divididas em partes iguais em termo deduração e que apenas uma língua seja praticada em cada uma dessas partes. Segundo Telles eVassallo (2006), tal princípio é importante à medida que encoraja e desafia os aprendizes afalarem a língua alvo, mesmo que com erros e hesitações. Rampazzo (2021) salienta que estaação constitui o movimento retórico de negociação presente nas SOTis (Sessões Orais deTeletandem Iniciais), o qual engloba as ações de teste de funcionamento de ferramenta e denegociação da língua a ser falada. Analisaremos essa ação retórica nas 10 SOTis oriundas doMulTeC (Multimodal Teletandem Corpus) (ARANHA e LOPES, 2019) já investigadas porRAMPAZZO (2021) e ampliaremos nosso corpus por meio da análise de mais 10 SOTisdisponíveis neste mesmo corpus. Dentre essas 10 SOTis, escolheremos duas delas para a análisedas SOTs subsequentes à primeira interação (SOTi). Nosso objetivo é levantar as característicaslinguísticas e discursivas dessa ação retórica e também determinar quais fatores contextuais sãoresponsáveis por ela.

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