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Funções cognitivas e aprendizagem locomotora explícita após acidente vascular cerebral

Processo: 24/02287-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 28 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Maria Forti Barela
Beneficiário:Ana Maria Forti Barela
Pesquisador Anfitrião: Darcy Reisman
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Delaware (UD), Estados Unidos  
Assunto(s):Aprendizagem motora   Biomecânica   Controle motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Motora | Biomecânica | Controle Motor | Reabilitação do andar | Controle motor e reabilitação

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é examinar a relação entre funções cognitivas e aprendizagem locomotora em indivíduos que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), por meio de um paradigma de aprendizagem explícita. Para tanto, um paradigma de feedback visual distorcido será empregado em indivíduos pós-AVC, que andarão em uma esteira motorizada com um monitor à sua frente fornecendo informações em tempo real sobre o comprimento do passo de cada perna e uma linha alvo que deverá ser atingida. Tendo em vista que indivíduos pós-AVC podem apresentar passos assimétricos durante o andar, a perna que apresentar passos mais curtos será manipulada, de modo que o feedback referente à ela apresentará passo mais curto do que fato o é (induzindo o executante a aumentar o comprimento do passo). A perna contralateral não será manipulada e o feedback será correspondente ao comprimento do passo que foi executado. Em dois dias consecutivos, com 24 horas de intervalo, os indivíduos pós-AVC andarão na esteira. O primeiro dia compreenderá três fases: (1) linha de base, (2) aprendizagem e (3) retenção ("retenção 1"), e o segundo dia compreenderá somente a fase de retenção ("retenção 2"). Entre 1 e 7 dias do início de participação no estudo, esses indivíduos serão submetidos a testes cognitivos específicos, os quais serão considerados nas análises posteriores por meio de modelos multivariados complexos para verificar as possíveis relações entre as funções cognitivas e aprendizagem explícita de indivíduos pós-AVC.

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