Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das necessidades educacionais da população brasileira com artrite reumatoide baseada na preferência individual: um estudo observacional transversal híbrido.

Processo: 23/12909-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Regina Mendes da Silva Serrão
Beneficiário:Tatyane Maria Albano
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Artrite reumatoide   Autoeficácia   Autogestão   Educação em saúde   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artrite reumatóide | Autoeficácia | autogestão | educação em saúde | Fisioterapia

Resumo

Introdução: A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, sistêmica e inflamatória, com um predomínio em pessoas do sexo feminino, com faixa etária entre 30-50 anos. Os sintomas mais comuns são edema, dor e rigidez articular, além do acometimento psicológico, que resulta em impactos na qualidade de vida e funcionalidade dos indivíduos. As recomendações para o tratamento podem ser divididas em abordagens farmacológicas e não farmacológicas. Das abordagens não farmacológicas, estudos apontam que o exercício físico e a educação em saúde são recomendados para pacientes com AR. É importante destacar que a educação do paciente deve fazer parte integral do tratamento, entretanto, não há um consenso sobre qual conhecimento é necessário para os indivíduos com AR. Dessa forma, se faz necessário a realização de um estudo que avalie as necessidades educacionais para a população brasileira, a fim de desenvolver estratégias de educação em saúde, sendo centrado no paciente. Objetivo: avaliar as necessidades de educação em saúde em indivíduos com o diagnóstico AR no Brasil, baseando-se na preferência individual sobre o conteúdo do material educacional. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo observacional híbrido transversal, que será realizado através de um formulário online, com amostra dada por conveniência. Participarão indivíduos maiores de 18 anos, com diagnóstico de AR, que serão recrutados através de mídias sociais. O formulário será dividido em sessões, que irão conter questionamentos sobre seus dados pessoais, necessidades educacionais e níveis de letramento do paciente. Os dados encontrados serão analisados de maneira descritiva e serão tabulados em uma planilha do Microsoft Excel (versão 2013, Microsoft Inc, Redmond, WA). Resultados esperados: A partir das necessidades encontradas, espera-se que fique mais explicito as reais necessidades educacionais dos indivíduos com AR. Por consequência, é possível delinear possíveis condutas de intervenção.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)