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Os cordões de rosas da Virgem Maria: Nossa Senhora do Rosário e as comunidades africanas da Capitania de Minas Gerais

Processo: 23/11494-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Angela Brandão
Beneficiário:Luciana Braga Giovannini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):25/02940-8 - Os cordões de rosas da Virgem Maria: Nossa Senhora do Rosário e as comunidades africanas da Capitania de Minas Gerais e Portugal, BE.EP.PD
Assunto(s):História da arte   Iconografia   Iconologia   Africanos   Religiões   Capitanias hereditárias   Minas Gerais   América Portuguesa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Colonial | comunidades africanas | iconografia | Iconologia | Nossa Senhora do Rosário | Objetos devocionais | História da Arte

Resumo

O projeto de pesquisa pretende investigar a iconografia do rosário de Nossa Senhora e sua relação com as concepções culturais e religiosas relativas ao culto à Virgem e o Menino em Minas Gerais, no período colonial. A proposta de investigação tem sido pensada com o intuito de promover o estudo histórico e iconológico dos objetos devocionais destinados ao culto à Nossa Senhora do Rosário: os rosários, os oratórios, os ex-votos, as bandeiras processionais, as pinturas, as esculturas, as gravuras, os Registros de Santos e as representações celestiais que decoram os tetos das capelas mineiras erguidas em sua homenagem. Partindo da perspectiva da História da Arte e com o propósito de conhecer a história da devoção na Capitania de Minas Gerais, concentraremos nossos estudos nos objetos artísticas produzidos em homenagem à Senhora do Rosário e nas relações do discurso cristão propagado por estas imagens com a catequização dos africanos e afrodescendentes inseridos na experiência da escravidão. Neste ponto, o principal objetivo do projeto é compreender como a devoção possibilitou a conexão entre as crenças africanas com o catolicismo e como as irmandades se transformaram em espaços de expressão da diversidade cultural e religiosa das comunidades negras na América portuguesa. (AU)

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