Ensino remoto no "mundo interditado": uma análise das vídeoaulas produzidas pelo ...
Ambiente na nuvem para criação e cocriação de comportamentos em robôs humanoides p...
Processo: | 23/16754-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de junho de 2024 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2024 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação |
Pesquisador responsável: | Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória |
Beneficiário: | Helga Caroline Peres |
Supervisor: | Mateu Cabot Ramis |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Universitat de les Illes Balears (UIB), Espanha |
Vinculado à bolsa: | 22/00995-1 - Ensino remoto no "mundo interditado": uma análise das vídeoaulas produzidas pelo centro de mídias da educação de são paulo (cmsp) durante a pandemia do coronavírus, BP.PD |
Assunto(s): | Design Serviços de entretenimento Televisão |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Cmsp | Design | Entretenimento | televisão | Teoria Crítica da Sociedade/Ensino Remoto Emergencial |
Resumo Este projeto vincula-se ao projeto principal de pós-doutorado intitulado "Ensino remoto no 'mundo interditado': uma análise das vídeoaulas produzidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) durante a pandemia do coronavírus" (Proc. Fapesp: 2022/00995-1). Visamos, dentro desta proposta de estágio de pesquisa no exterior, aprimorar as análises de parte do material empírico que compõem nosso corpus analítico - qual seja, as vídeoaulas do CMSP. Levando em conta a interlocução com o projeto de pesquisa principal, no qual objetivamos investigar a configuração didática das vídeoaulas produzidas por esta plataforma, considerando a hipótese de que seu design é detentor de particularidades que revelam o caráter da formação promovida na Rede Estadual de São Paulo durante a pandemia, objetivamos, no estágio de pesquisa a ser realizado na Universitat de les Illes Balears/Espanha, aprofundar a interpretação dos dados analisados no Brasil. Tomaremos como foco a interpretação do design televisivo das vídeoaulas, operado pela via do entretenimento, e suas implicações para a dimensão pedagógica. Tal interpretação será norteada pela seguinte questão: quais são as implicações dos mecanismos exógenos à cena pedagógica, característicos da produção televisiva do entretenimento, para a dimensão formativa? Para tanto, espera-se que uma das vídeoaulas seja analisada pelo grupo de pesquisa da universidade na Espanha, a partir da reconstrução empírica e da interpretação da cena pedagógica produzida pelo CMSP via televisão. A partir desta análise, almejamos aprofundar a compreensão dos sentidos da configuração didática em questão para que seja levada a cabo a caracterização do design das vídeoaulas. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |