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Mulheres, acervos e ensino de design: trajetórias cruzadas em São Paulo nas décadas de 1950 e 1960

Processo: 23/06760-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Pesquisador responsável:Ana Paula Cavalcanti Simioni
Beneficiário:Ana Julia Melo Almeida
Instituição Sede: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/18233-6 - Circulação de práticas de ensino em design e artes aplicadas entre o Brasil e a Europa, BE.EP.PD
Assunto(s):Relações de gênero   História do design
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mulheres e arquivos | Mulheres e Ensino de Design | Relações de gênero | Trajetórias cruzadas | trânsitos internacionais | História do Design

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como intuito investigar os embates e as disputas em torno das práticas de ensino em design e arquitetura nas décadas de 1950 e 1960, a partir das atividades profissionais de Elisabeth Nobiling (1902-1975), Lina Bo Bardi (1914-1992) e Renina Katz (1925). As três trajetórias se inserem em um contexto de institucionalização do ensino superior em design, ainda em um momento em que o campo estava diretamente ligado à formação em arquitetura e artes aplicadas. Os percursos das docentes começam a se cruzar quando atuam junto ao corpo de docentes e à equipe técnica do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na década de 1950. Logo em seguida, integram um trânsito de profissionais da instituição para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde permanecem como professoras em diferentes durações. Partindo desses percursos, mas expandindo-os para um grupo de oito profissionais que compõe esse trânsito na década de 1950, buscamos refletir sobre os fluxos e as circulações presentes em suas trajetórias, em relação com o contexto social em que se formaram, bem como com o período em que atuaram na prática docente. Nossa intenção é, também, reconstituir os embates envolvidos no campo de formação em design, entre visões, de um lado, marcadas por uma perspectiva tecnicista e especializada, e de outro de uma visão mais ampla, articulando os campos da arte, da arquitetura e do próprio design. Por fim, vale sublinhar que a pesquisa se debruçará nos engendramentos envolvidos nos processos de catalogação e arquivamento dos acervos a partir desses percursos, tendo como ponto de partida o Acervo da FAUUSP, do IEB-USP e do MAC USP, refletindo sobre as assimetrias na constituição dos arquivos históricos.

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