Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Paula Cavalcanti Simioni

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Associada da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004),com doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), participando como professora orientadora do programa "Culturas e Identidades Brasileiras".Em 2018 concluiu a Livre Docência sobre "Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira" É pesquisadora associada ao grupo Artlas, sediado na École Normale Superièure (rue d´Ulm). É tambem professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades "Estética e História da Arte" ( MAC-USP), onde orienta atualmente alunos de doutorado. Em 2019 foi professora convidada junto ao Institut d´Études Européens, Université de Paris 8; em 2013 foi professora convidada pelo Instituto de Estética e História da Arte da UNAM (México) e em 2016 foi professèure invitée junto à École Normale Superièure- Paris. Em junho de 2017 foi contemplada com uma bolsa da Fondation Maison des Sciences de l´Homme. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Mulheres Artistas no Brasil; Academismo e Modernismo brasileiros. Realizou também a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015. Integra o Conselho de Orientação ARtística da Pinacoteca Artística do Estado de São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Biblioteca Brasiliana da USP premia trabalhos apoiados pela FAPESP  
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

NOGUEIRA, Manuela Henrique. Georgina de Albuquerque: trabalho, gênero e raça em representação. 2016. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

CERCHIARO, Marina Mazze. Esculpindo para o Ministério: arte e política no Estado Novo. 2016. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

STUMPF, Lúcia Kluck. A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: