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Influência da adição de nitrogênio e carbono nas propriedades mecânicas de aços com médio teor de Mn

Processo: 23/17745-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Lucas Barcelos Otani
Beneficiário:João Gabriel Stefanini Braga
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aços avançados de alta resistência | Aços médio-Mn | Efeito TRIP | Efeito TWIP | energia de falha de empilhamento | Aços avançados

Resumo

Os aços avançados de alta resistência são ligas desenvolvidas com o objetivo de se elevar a resistência mecânica de aços a fim de se buscar uma maior eficiência estrutural. Uma das principais classes de aços de última geração que vem sendo desenvolvida são os aços com médio teor de manganês. Suas excelentes propriedades advêm da obtenção de uma microestrutura austenítica em que há a possibilidade do surgimento de fenômenos induzidos por plasticidade. Adições de elementos intersticiais não só tendem a aumentar os valores de energia de falha de empilhamento (EFE), como também foi descrito que adições de C podem levar a um aumento na capacidade de encruamento de um aço com médio teor de Mn. Acredita-se que um efeito semelhante pode vir a ser observado com adições de N. Portanto, o objetivo deste projeto é verificar o efeito da adição de N e de C no comportamento mecânico de aços com médio teor de Mn. Inicialmente serão realizados cálculos para a determinação de uma janela de composições em que se espera encontrar o campo austenítico. Nestas composições serão aplicados modelos para estimar os valores da EFE em função da composição, sendo que estes cálculos serão feitos para diferentes teores dos elementos intersticiais. Dois aços com médio teor de Mn serão fabricados com diferentes teores de N e de C. As ligas serão fundidas, processadas mecanicamente e tratadas termicamente para garantir uma microestrutura com tamanhos de grão equivalentes. A caracterização mecânica será realizada por ensaio uniaxial de tração, de forma que a partir das propriedades mecânicas obtidas poderá ser feito uma correlação com os valores de EFE previstos por modelos termodinâmicos.

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