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A importância da alfabetização em saúde para o autocuidado de mulheres com dismenorreia: um design participativo de infográficos para o manejo adequado da dor menstrual

Processo: 24/01937-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 27 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 23 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Melina Nevoeiro Haik Guilherme
Beneficiário:Giovanna Ramos Mansão
Supervisor: Alejandro Luque Suarez
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Málaga (UMA), Espanha  
Vinculado à bolsa:23/08474-3 - Efeitos da manipulação do tecido conjuntivo no tratamento de mulheres com dismenorreia primária: um ensaio clínico, duplo-cego, controlado por placebo., BP.IC
Assunto(s):Comunicação em saúde   Dismenorreia   Educação em saúde   Saúde da mulher
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação em saúde | Dismenorréia | educação em saúde | Educação menstrual | Saúde da Mulher

Resumo

A dismenorreia é uma condição comum de dor abdominal ou pélvica de origem ginecológica. A alfabetização menstrual é o conhecimento sobre o ciclo menstrual, os factores biopsicossociais envolvidos nos sintomas menstruais e como cuidar da saúde menstrual. Portanto, é necessário viabilizar a alfabetização em saúde para a sociedade como um importante aliado para a adesão, motivação e atração ao processo educacional. O objetivo deste estudo é desenvolver um conjunto de infográficos que apoiem a compreensão da informação sobre o ciclo menstrual, a autogestão dos sintomas associados à dismenorreia e explorar a opinião dos utilizadores sobre estes infográficos e fornecer evidências preliminares de compreensão adequada. Serão incluídas mulheres nulíparas, com idades entre 18 e 25 anos, com ciclo menstrual regular (28 ± 7d), que tenham menstruado nos últimos 30 dias e com queixas de cólicas menstruais. Será utilizado um procedimento em quatro etapas para criar os infográficos, que incluirá uma rápida revisão da literatura existente, seguida de discussões colaborativas. Posteriormente, os dados mais relevantes serão selecionados e refinados para representação visual e serão criados infográficos a partir deles. A etapa final envolve a avaliação da eficácia e da usabilidade das infografias. Os grupos de discussão serão gravados em áudio e transcritos. As transcrições serão verificadas quanto à exatidão das gravações e anonimizadas, através de análise temática, assistida por software especializado (Atlas. TI) para organizar os dados. A comparação constante será utilizada para comparar e codificar os dados entre as entrevistas, adotando uma abordagem indutiva, e as categorias serão organizadas numa estrutura para fornecer temas e subtemas.

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