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Desafios para a autonomia docente no ensino de astronomia com atividades práticas: um estudo no âmbito do projeto eratóstenes brasil

Processo: 24/06369-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Rodolfo Langhi
Beneficiário:João Pedro Bertonha Lombardi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de conteúdo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de conteúdo | atividades práticas | autonomia docente | educação em astronomia | Ensino por Investigação | formação de professores | Educação em Astronomia

Resumo

Pesquisas revelam que a formação inicial de professores raramente aborda a astronomia de forma adequada, limitando sua autonomia para ensinar o tema com segurança, apesar da literatura apresentar inúmeras justificativas para a importância do ensino deste tema. Neste cenário, pesquisas na área de Educação em Astronomia destacam experiências formativas pontuais como meios eficazes para aprimorar a qualidade do ensino de Astronomia, evidenciando a importância da formação continuada. Assim, o Projeto Eratóstenes Brasil promove episódios formativos para professores, focando em atividades práticas como medições da sombra de um gnômon para calcular a circunferência da Terra. Tais atividades práticas são amplamente reconhecidas por potencializar a aprendizagem investigativa, tornando os estudantes protagonistas de seu aprendizado e valorizando o método científico e a ciência, diante do atual contexto de desinformação científica e teorias anticiência. Contudo, a autonomia docente para conduzir atividades práticas em astronomia na abordagem investigativa ainda enfrenta obstáculos significativos. Portanto, esta pesquisa busca explorar essas dificuldades, concentrando-se na autonomia docente no contexto do Projeto Eratóstenes Brasil, por meio de um estudo qualitativo que inclui a análise de conteúdo dos registros dos encontros remotos com professores. Como resultado, espera-se que as inferências finais possam responder à questão central da pesquisa sobre os obstáculos ao desenvolvimento da autonomia docente, oferecendo possibilidades para a superação desses desafios e fortalecendo a educação científica em Astronomia.

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