Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografias Literárias: (Re)Mapeando as Interseções entre o Local e o Global nos Romances de Ben Lerner.

Processo: 24/00806-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Maria Elisa Burgos Pereira da Silva Cevasco
Beneficiário:Matheus Camargo Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espacialidade   Identidade   Estudos culturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ben Lerner | Espacialidade | Estudos de cultura | Identidade | Literatura de língua inglesa | Romance contemporâneo | Estudos Culturais

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe uma análise das representações do espaço nos romances contemporâneos Leaving the Atocha Station (2011) e Topeka School (2019), de Ben Lerner. Investiga-se como os espaços são construídos e explorados pelos narradores, destacando a relação dinâmica entre subjetividade, cultura e contexto histórico-social. A pesquisa preliminar mostra que a representação do espaço transcende o descritivo, atuando como uma construção simbólica que reflete valores, identidades e tensões culturais. Os romances, que abrangem desde cidades do Velho Mundo até os subúrbios estadunidenses, oferecem uma perspectiva única sobre temas contemporâneos, como globalização e identidade. A análise dos recursos narrativos, como o discurso indireto livre, contribui para compreender o espaço como entidade viva e mutável, moldada pelas percepções das vozes narrativas. A pesquisa não apenas enriquece a compreensão da literatura contemporânea, mas também contribui para o diálogo crítico sobre questões atuais de identidade e interconexão global. Ao desvendar, por meio da representação do espaço, as complexidades da experiência diante das dificuldades do mundo globalizado, este projeto busca uma contribuição significativa para os estudos culturais e literários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)