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Arte e tecnica: regimes de conhecimento, aprendizagem e reformulac'oes entre os povos da Terra Indigena Uac'a, no Baixo Oiapoque

Processo: 24/05113-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Acordo de Cooperação: CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Pesquisador responsável:Artionka Manuela Goes Capiberibe
Beneficiário:Duvan Ricardo Murillo Escobar
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/10458-3 - Energia limpa, vida sustentável: fomento à educação escolar, à transmissão de práticas tradicionais e à geração de renda entre os povos indígenas do Baixo Oiapoque e Mapuera-Trombetas-Nhamundá (Calha Norte), AP.R
Assunto(s):Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia das técnicas | aprendizagem | baixo Oiapoque | Etnografia colaborativa | regimes de conhecimento | Uacá | Povos Indígenas da Amazônia

Resumo

Este projeto de pesquisa se propoe analisar os regimes de conhecimento, os processos de aprendizagem e as praticas tecnicas de artes e elaborac'ao de artefatos entre os povos indigenas da Terra Indigena Uac'a, localizada na regiao do Baixo Oiapoque, estado do Amapa, Brasil. Com foco nos povos Galibi-Marworno, Karipuna e Palikur. Busca-se compreender como esses povos integram e reformulam seus conhecimentos na produc'ao de artefatos para uso domestico e comercializac'ao, bem como os processos de aprendizagem envolvidos. Alem disso, examina-se as interac'oes dessas comunidades com o mundo nao indigena e os desafios relacionados ao acesso aý tecnologia, como energia eletrica e internet. A pesquisa adota uma abordagem metodologica que combina a analise da cadeia operatoria para compreender as tecnicas de produc'ao de artefatos, com metodos participativos que envolvem os membros das comunidades indigenas em todas as etapas do processo de pesquisa. Isso inclui a promoc'ao do dialogo intergeracional e a capacitac'ao de jovens indigenas, visando fortalecer os lac'os comunitarios e preservar os conhecimentos tradicionais. (AU)

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