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Divulgação dos avanços científicos realizados pelo INCT-ECCE no âmbito do ensino para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e a aprendizagem do comportamento simbólico

Processo: 24/00711-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Glória Aparecida Campos Santos
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Aprendizagem   Comportamento simbólico   Jornalismo científico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Comportamento simbólico | Jornalismo Científico | tea | Comportamento simbólico

Resumo

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE), visa - em linhas gerais - o avanço da análise científica do funcionamento simbólico e seus determinantes o que inclui a identificação das condições necessárias e suficientes para o desenvolvimento do funcionamento simbólico adequado para cada faixa etária; o desenvolvimento de procedimentos específicos para lidar com os desafios colocados pela variabilidade inter-individual em resposta a procedimentos educacionais ou terapêuticos; bem como a investigação e desenvolvimento de metodologias para estabelecer o funcionamento simbólico em ambientes educacionais e terapêuticos e, por fim, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de tecnologias educacionais. Além disso, o Instituto também preza pela disseminação dos conhecimentos e tecnologias gerados para toda a sociedade. A proposta aqui idealizada concentra-se na disseminação do tema Comportamento, Cognição e Ensino de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através de três produtos principais (podcasts, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagens ou reportagens escritas), a serem desenvolvidos por bolsistas de graduação em formação. As bolsistas receberão orientação para adquirir o domínio necessário na temática do projeto, a fim de produzir conteúdos relevantes e bem fundamentados. Ademais, a dupla de bolsistas participará de uma jornada formativa on-line sobre técnicas de produção de materiais multimídia, oferecida pelo Canal Futura, garantindo que os conteúdos de divulgação científica sejam de qualidade e acessíveis ao público em geral.

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