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Distúrbios respiratórios do sono em crianças e adolescentes com asma atópica: Uma Revisão Sistemática

Processo: 24/03649-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Renata Calciolari Rossi
Beneficiário:Gabriela Fávaro da Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Asma   Crianças   Pneumopatias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Asma | crianças | Distúrbios Respiratórios do Sono | Patologia pulmonar

Resumo

Introdução: A asma é a inflamação crônica das vias aéreas e apresenta maior incidência e prevalência nas crianças. Além disso, 30% a 40% das crianças asmáticas têm DRS, isso acontece devido ao aumento da inflamação das vias aéreas no período noturno. Assim, como a última revisão sistemática publicada sobre o assunto foi em 2014, é importante novos estudos para entender as relações entre ambas patologias. Objetivo: Compreender a relação entre a Asma atópica e os DRS em crianças e adolescentes. Materiais e métodos: Revisão sistemática com meta-análise, com buscas no PubMed/Medline, EMBASE, Central Cochrane e Web of Science. Serão elegíveis estudos com pacientes pediátricos até 17 anos, 11 meses e 29 dias com DRS associado à asma atópica independentemente da duração dos sintomas. Os estudos terão pacientes com asma ocupacional, asma decorrentes de infecção respiratória e serão excluídos os que tiverem outras patologias respiratórias associadas. Os pacientes serão oriundos dos níveis de complexidade primário, secundário e terciário. Para a seleção dois revisores independentes analisarão os títulos e resumos dos artigos e aplicarão os critérios de elegibilidade, caso haja desacordo, um terceiro revisor resolverá por consenso. Na análise estatística a heterogeneidade será calculada utilizando o I-square. A qualidade da evidência será classificada de acordo com o sistema Grading of Recomendations Assessment, Developing and Evaluation (GRADE). O objetivo é encaminhar para publicação o manuscrito da revisão sistemática para os seguintes periódicos: Current Problems in Pediatric and Adolescent Health Care; Archives de Pédiatrie; Journal of Pediatric Health Care e Jornal de Pedriatria.

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