Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação química de metabólitos secundários, desenvolvimento e validação de método analítico por CLAE-DAD para análise de extratos de Dolichandra unguis-cati.

Processo: 24/00915-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Patricia Mendonça Pauletti
Beneficiário:Carolayne Cavalcante Brasil
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Bignoniaceae   Cromatografia líquida de alta pressão   Química de produtos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bignoniaceae | Dolichandra unguis-cati | Hplc | Química de Produtos Naturais

Resumo

Dolichandra unguis-cati ou Macfadyena unguis-cati, também conhecida popularmente como "unha-de-gato", é uma trepadeira perene pertencente à família Bignoniaceae. Essa planta é encontrada na América Latina, desde o México até a Argentina e é considerada nativa na flora brasileira, mas não é endêmica. Ocorre também nos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e outros países, na condição de "invasora". Ela é ainda popularmente reconhecida por outros nomes, incluindo "unha-de-morcego", "cipó-de-morcego" e "cipó-ouro". Na medicina popular, D. unguis-cati tem sido usada no tratamento de condições como hepatite, doenças venéreas, picada de cobra, malária, disenteria, inflamação e reumatismo. Pesquisas farmacológicas em modelos animais realizados com está espécie confirmaram seu potencial anti-inflamatório e ausência de toxicidade. Com base nas informações disponíveis na literatura científica e seu uso tradicional, torna-se evidente a necessidade de desenvolver e validar um método analítico específico para o controle de qualidade dessa planta medicinal. Assim, este projeto tem como objetivo realizar um estudo químico, com a finalidade de isolar e identificar os principais componentes presentes no extrato bruto de D. unguis-cati. Além disso, com os padrões isolados, pretende-se desenvolver e validar um método analítico, utilizando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) acoplada ao Detector de Arranjo de Diodos (DAD). Esse projeto não apenas contribuirá com o aumento do conhecimento sobre a composição química, mas também para qualidade de preparações de D. unguis-cati e com a formação de recursos humanos na região de Franca-SP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)