Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre a influência do material particulado do diesel nos processos de metabolização, diferenciação e crescimento celular em co-cultura de células do epitélio respiratório e células inflamatórias THP-1.

Processo: 24/00343-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Mariangela Macchione
Beneficiário:Gabriela Lima Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Co-cultura   Mucosa respiratória   Biologia molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:co-cultura | Epitélio respiratório | Partículas de exaustão do diesel (DEP) | Thp-1 | Biologia molecular

Resumo

A exposição à poluição atmosférica é uma preocupação global crescente, dada sua associação com uma variedade de impactos adversos à saúde humana. A interação entre as células do epitélio pulmonar, células do sistema imunológico, e poluentes atmosféricos, como as partículas de diesel (DEP), desencadeia uma cascata de eventos moleculares que podem comprometer a função celular normal e levar a consequências adversas para a saúde. Esses efeitos incluem a ativação de vias inflamatórias, estresse oxidativo, danos ao DNA e até mesmo a promoção tumoral. Compreender esses mecanismos é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e mitigação dos danos causados pela poluição atmosférica, visando proteger a saúde pulmonar e imunológica da população. Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) desencadeiam a ativação do receptor de aril hidrocarboneto (AhR), responsável por regular as enzimas do sistema de metabolização de xenobióticos (CYP450) e o fator de transcrição Nrf2, desempenhando um papel crucial na ativação basal de enzimas antioxidantes. o AhR desempenha um papel multifacetado nas respostas celulares, afetando tanto a regulação antioxidante, atuando na ativação indireta de Nrf2, quanto a regulação do ciclo celular (ciclina Ccno). Para investigar alterações nos mecanismos celulares, particularmente relacionadas à produção de citocinas (TNF-±, e IL-6) e à arquitetura do citoesqueleto celular (citoqueratina), serão realizados o silenciamento de Nrf2 e o knockout de AhR utilizando a técnica CRISPR/Cas9 em células do epitélio respiratório normais (BEAS-2B) e cancerígenas (A549), em condições de co-cultura, separadamente, à células THP-1, diferenciadas em macrófagos, em exposição ao DEP. Assim, é possível elaborar um microambiente celular adequado para as análises das condições fisiopatológicas do comportamento das células em exposição ao DEP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)