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Inclusão escolar de alunos no Ensino Regular: um paralelo Brasil e Portugal.

Processo: 24/06552-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Luciana Carla dos Santos Elias
Beneficiário:Clara Perciani Tomazi de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Escolas   Inclusão   Portugal   Professores   Recurso   Inclusão escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | escola | Inclusão | Portugal | Professores | recursos | Inclusão Escolar

Resumo

A educação inclusiva estabelece que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, necessidades, habilidades ou características individuais, tenham equidade de oportunidades para aprender e participar ativamente na sociedade. Isso envolve tanto os alunos que não possuem necessidades educativas especiais quanto aqueles que possuem. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo caracterizar e compreender recursos e dificuldades da inclusão escolar de alunos nos cenários brasileiro e português por meio da percepção de professores do Ensino Regular. O projeto está inserido em um estudo maior desenvolvido em parceria de pesquisadores do Brasil (USP-RP) e Portugal (Universidade do Porto); trata-se de um estudo qualitativo que utilizará entrevistas realizadas nos dois contextos com professores de alunos em inclusão escolar; as entrevistas serão transcritas pela presente discente e analisadas posteriormente com auxílio do software Iramuteq e a técnica de Análise de Conteúdo. Espera-se que com esse estudo sejam compreendidas as concepções sobre a Educação Inclusiva nos diferentes contextos, de forma a levantar recursos e dificuldades em ambos países, a fim de se construir um paralelo transcultural, apontando um aprofundamento teórico do fenômeno estudado e apresentar resultados que possibilitam descobertas cientificamente relevantes, principalmente na questão da busca por intervenções baseadas em evidências.

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