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Teste Progresso nas instituições de ensino das áreas da saúde: uma revisão de escopo

Processo: 24/02349-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Carmen Silvia Gabriel
Beneficiário:Isabela de Seixas Queiroz Merlo
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Desempenho acadêmico   Educação em enfermagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | desempenho acadêmico | Educação em enfermagem | Educação em Enfermagem

Resumo

O Teste do Progresso (TP) é uma modalidade de avaliação cognitiva com questões de múltipla escolha, originado na década de 1970, focado inicialmente no curso de Medicina, sendo expandido para diversos cursos. Na enfermagem, o TP foi aplicado pela primeira vez em 2016, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP) e tem continuado até o presente ano. Essa metodologia pode ser utilizada como um instrumento para gestão educacional das instituições, permitindo a análise da relação entre os conteúdos e estrutura curricular da graduação e das fragilidades e potencialidades no processo ensino-aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de mapear a extensão de evidências presentes na literatura, bem como as lacunas, acerca do tema da aplicação do teste de progresso como instrumento de gestão acadêmica. Trata-se de uma revisão de escopo, sendo adotado o referencial teórico-metodológico do Instituto Joanna Briggs (JBI). Serão selecionados estudos publicados entre os anos de 2013 e 2023, nos idiomas inglês, português ou espanhol; e deverão abordar a temática do Teste Progresso, que estejam disponíveis para leitura na íntegra, incluídos estudos na modalidade de artigo científico, teses e dissertações acadêmicas, além de cartas, resenhas e editoriais. A análise poderá ser feita de forma descritiva, análise qualitativa descritiva de conteúdo ou análise quantitativa por ocorrência de conceitos, características, populações, sendo definida no decorrer do estudo. O formato de apresentação seguirá o objetivo final de mapear os dados: identificar, caracterizar e resumir evidências de pesquisa sobre um tópico, incluindo a identificação de lacunas de pesquisa.

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