Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do Ácido Tauroursodeoxicólico (TUDCA) sobre a homeostase energética e morfofunção do tecido adiposo marrom em camundongos submetidos a restrição proteica e alimentados com dieta hiperlipídica.

Processo: 24/09075-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Everardo Magalhães Carneiro
Beneficiário:Lívia Terumi Odo Lopes
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/26080-4 - Caracterização dos mecanismos moleculares e funcionais envolvidos nas disfunções endócrino-metabólicas, cardiovasculares e neurais induzidas pela restrição de aminoácidos in vitro e in vivo: possível papel terapêutico do ácido biliar TUDCA, AP.TEM
Assunto(s):Desnutrição   Tecido adiposo   Fisiologia endócrina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desnutrição | Tecido adiposo | Tudca | Fisiologia endócrina

Resumo

A desnutrição é definida como um desequilíbrio nutricional de macro e/ou micronutrientes, resultando na subnutrição ou super nutrição. A subnutrição intrauterina e/ou pós-natal desencadeia desequilíbrio na homeostase energética, propiciando o indivíduo, na fase adulta, a desenvolver doenças como a obesidade, diabetes mellitus do tipo 2 e problemas cardiovasculares. A associação entre a subnutrição e obesidade é denominada como dupla carga de má nutrição (DCM). Já foi demonstrado em roedores, que associação entre subnutrição juvenil e obesidade na fase adulta levou a alterações moleculares no TAM, que contribuiu para maior ganho de peso e prejuízos metabólicos. O tecido adiposo é um órgão complexo com diversas funções, em destaque, a sua ação endócrina que regula a homeostase energética. O tecido adiposo marrom (TAM), por exemplo, contribui com o aumento do gasto energético e com a regulação metabólica, principalmente por causa da sua ação termogênica. Assim, a busca por terapias que visam normalizar a função do TAM na dupla carga é de total importância. O ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA) tem sido utilizado como alternativa terapêutica para tratamento da obesidade e disfunções metabólicas associadas, resultando na diminuição do peso corporal e da adiposidade. Desse modo, nesse projeto avaliaremos os efeitos do TUDCA sob o gasto energético e morfofunção do tecido adiposo branco e marrom em camundongos submetidos a restrição proteica e alimentados com dieta hiperlipídica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)