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Clima de aprendizagem entre estudantes de medicina em um Laboratório de Habilidades e Simulação

Processo: 24/03504-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Carlos Eduardo Dias Olioze
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo (USP). Campus Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde   Educação médica   Estudantes de medicina   Treinamento por simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clima de Aprendizagem | educação em saúde | Educação Médica | Estudantes de Medicina | Treinamento por Simulação | Simulação Clínica

Resumo

O seguinte estudo tem como objetivo geral verificar as implicações do perfil dos estudantes dos distintos anos do curso de graduação de medicina no clima de aprendizagem e no ambiente educacional do laboratório de habilidades e simulação (LHS). Como objetivos específicos, visa caracterizar o perfil socioeconômico e relacionados e quanto as características relacionadas ao uso do LHS, identificar o clima de aprendizagem grupal no LHS e mensurar o ambiente educacional do LHS. Além disso, busca comparar o clima de aprendizagem grupal entre grupos de distintos anos de curso e identificar se existe correlação entre a caracterização, o clima de aprendizagem grupal e o ambiente educacional dos estudantes no LHS. Para atingir tais objetivos será realizado um estudo do tipo coorte transversal. Seguidos os critérios éticos, o estudo será realizado numa universidade pública de São Paulo, entre estudantes regularmente matriculados no curso, do 1º. ao 6º. Ano. Serão inclusos 55 estudantes de cada ano, que tiverem vivenciado atividades no LHS por pelo menos seis meses. Os dados serão coletados sempre após as atividades realizadas no LHS, independentemente do facilitador responsável, do ano de curso e do tipo de atividade. Para a coleta serão utilizados instrumento de caracterização dos sujeitos e questionários já validados para tal fim: Clima para aprendizagem grupal (Onça, Bido e Carvalho, 2018) e Dundee Ready Educational Environment Measure (DREEM) (Oliveira Filho, Getúlio, Vieira, 2005). Após a coleta, os dados serão codificados, digitados em planilhas do Microsoft Excel®, exportados e analisados no programa SPSS versão 29®, com base nas formas de análise dos instrumentos originais. Após a análise amostral serão utilizados testes paramétricos ou não paramétricos para comparação e correlação das variáveis entre as amostras. Os resultados serão apresentados na forma de gráficos, tabelas e relatórios discursivos.

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