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Omissões ortográficas nos anos finais do Ensino Fundamental I

Processo: 24/08183-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Patrícia Rufino dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Sílaba
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | Omissões ortográficas | ortografia | sílaba | Aquisição da escrita

Resumo

Buscando uma melhor compreensão da importância de aspectos fonético-fonológicos da língua em um fenômeno bastante comum na ortografia de crianças dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, investigaremos as omissões ortográficas, em sua relação com a estrutura da sílaba. Dois objetivos orientam o desenvolvimento da pesquisa: (1) verificar em que medida as omissões dependeriam (ou não) das diferentes posições que os grafemas ocupam na estrutura da sílaba; e (2) verificar em que medida as omissões dependeriam (ou não) da seriação escolar. Os dados serão extraídos de um banco composto por produções escritas de crianças de ambos os sexos, com idades entre seis e nove anos, regularmente matriculadas em uma escola pública de um município do interior de São Paulo. Desse banco, serão analisadas produções das crianças dos 4º. e 5º. anos (entre oito e dez anos). Para analisarmos os dados relativos ao primeiro objetivo, faremos uma comparação entre o total de possibilidades de registros ortográficos de cada posição e o total de omissões de cada posição em todo o material analisado. Dessa forma, poderemos confirmar (ou não) nossa primeira hipótese de pesquisa: a de que, como a sílaba, na visão de Selkirk (1982), apresenta uma organização hierárquica de constituintes, essa diferença de organização se mostraria, também, na maior ou menor incidência de omissões ortográficas. Já para analisar os dados relativos ao segundo objetivo, primeiramente eles serão divididos conforme ocorram no quarto e no quinto ano do Ensino Fundamental. Em seguida, faremos uma análise comparativa da distribuição desses dados em função dos dois anos investigados. Dessa forma, poderemos confirmar (ou não) nossa segunda hipótese de pesquisa: a de que, com a progressão da seriação escolar, as omissões se modificariam em quantidade e em natureza. A presente pesquisa pretende fornecer subsídios para práticas pedagógicas e clínicas com a escrita infantil.

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