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O desempenho das atividades de vida diária de crianças com transtorno do espectro autista com performance sensorial atípica

Processo: 24/07114-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Amanda Mota Pacciulio Sposito
Beneficiário:Luiza Salomão Tazinaffo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Transtorno do espectro autista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alterações sensoriais | atividades de vida diária | Desempenho Ocupacional | Terapia Ocupacional | Transtorno do Espectro Autista | Terapia Ocupacional em Infancia

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio complexo e heterogêneo, com graus de severidade variáveis. Seu diagnóstico é clínico, marcado por déficits na comunicação e interação social, comportamentos restritos e/ou repetitivos. Indivíduos com TEA podem apresentar hiporresponsividade sensorial (reações reduzidas ou ausentes a estímulos); hiperresponsividade sensorial, caracterizada como uma sensibilidade aumentada ou reações aversivas a estímulos; ou prejuízos na discriminação sensorial, com interesses sensoriais repetitivos e comportamentos de busca por estímulos específicos. Essas características podem limitar as experiências das crianças e impactar o desempenho das Atividades de Vida Diária (AVDs), as quais os indivíduos desempenham como rotina, para cuidar do próprio corpo. É comum que crianças autistas apresentem atrasos de desenvolvimento e/ou dificuldades de execução em uma série de competências de autocuidado, tais como alimentação, controle dos esfíncteres, vestuário, banho. O presente estudo tem por objetivo analisar a influência da performance sensorial atípica de crianças com TEA no desempenho de suas AVDs. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de análise qualitativa. Participarão do estudo pais de crianças com diagnóstico de TEA (de 3 a 8 anos), selecionados em clínicas privadas na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Será aplicado, inicialmente, o questionário Perfil Sensorial 2 para identificar as crianças com TEA que possuem performance sensorial atípica e, posteriormente, especificamente com os pais destas crianças, será realizada uma entrevista semiestruturada, visando identificar a influência das alterações sensoriais no desempenho das AVDs. Será realizada análise de conteúdo dos dados obtidos. Espera-se que esses dados possam contribuir para que terapeutas ocupacionais aprimorem seu raciocínio clínico.

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