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Ensino de neurociências como ferramenta no aprimoramento da autoeficácia dos estudantes de graduação

Processo: 23/09339-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Fernando Eduardo Padovan Neto
Beneficiário:Ana Julia Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Autoeficácia   Educação   Ensino superior   Graduação   Neurociências   Psicobiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoeficácia | Educação | Ensino Superior | graduação | Neurociências | Neuroeducação | Psicobiologia

Resumo

A autoeficácia no ensino superior (i.e. a crença na capacidade de alcançar metas acadêmicas) está positivamente relacionada ao desempenho acadêmico, motivação e resiliência. No entanto, desafios acadêmicos podem afetar a saúde mental dos alunos, enfatizando a importância da autoeficácia na prevenção de problemas de saúde mental. Estudos sugerem que o conhecimento em neurociência influencia a percepção de eficácia e motivação dos alunos para obter sucesso acadêmico. A hipótese deste estudo é que os estudantes de graduação aumentarão sua autoeficácia na formação superior após um curso de neurociências. O objetivo é desenvolver e implementar um curso online de neuroeducação para estudantes de graduação, introduzindo conceitos básicos de neurociência. Para isso, 90 estudantes universitários serão recrutados e divididos em dois grupos: um com acesso ao curso de neurociência e outro como grupo de controle. Serão administrados questionários sociodemográficos, avaliações de exposição às neurociências, questionários de conhecimentos em neurociência, escalas de Autoeficácia na Formação Superior (AEFS) e de Depressão, Ansiedade e Stress (DASS-21) antes e após o curso. Após o curso, o Instructional Materials Motivation Survey (IMMS-BRV) será aplicado para avaliar a motivação dos participantes em relação ao curso. Além disso, serão coletados dados sobre a adesão dos participantes, e analisada a relação entre a adesão e os indicadores de AEFS e DASS-21. O curso será desenvolvido com base no "Modo 2" de fazer ciência, enfatizando a colaboração e a aplicação prática do conhecimento neurocientífico. A expectativa é que o ensino de neurociências melhore o desenvolvimento acadêmico e a motivação dos estudantes universitários.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, ANA JULIA; RUGGIERO, RAFAEL NAIME; PADOVAN-NETO, FERNANDO EDUARDO. Previous neuroscience exposure predicts self-efficacy among undergraduate students. TRENDS IN NEUROSCIENCE AND EDUCATION, v. 38, p. 11-pg., . (23/09339-2)