IV Latin American School on Computational Neuroscience - LASCON 2012
VIII Latin American School on Computational Neuroscience - LASCON 2020
1.a escola latino americana de neurociencia computacional lascon 06 | ribeirao pre...
Processo: | 23/06880-4 |
Modalidade de apoio: | Auxílio Organização - Reunião Científica |
Vigência: | 08 de janeiro de 2024 - 02 de fevereiro de 2024 |
Área do conhecimento: | Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas |
Pesquisador responsável: | Antonio Carlos Roque da Silva Filho |
Beneficiário: | Antonio Carlos Roque da Silva Filho |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil |
Assunto(s): | Neurociência computacional |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Análise de padrões de atividade neuronal | Aprendizado e memória | modelagem de neurônios | Modelagem de redes neuronais | Modelagem de sistemas neuronais | Modelagem do Cérebro | Neurociência Computacional |
Resumo
O objetivo da LASCON é fornecer a estudantes de pós-graduação, pós-docs e jovens pesquisadores uma introdução a métodos matemáticos e computacionais para modelagem e análise de neurônios e redes de neurônios. Esses métodos serão ilustrados com o uso dos programas NEURON, NetPyNE, NEST, MATLAB, XPPAUTO, Brian, Elephant e Virtual Brain, de ampla utilização pela comunidade científica internacional. O corpo docente (professores e tutores) da escola é composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com grande experiência em neurociência computacional e no uso dos programas acima citados. A escola terá duração de um mês (08/01/2024 a 02/02/2024) e as atividades consistirão de aulas teóricas nas manhãs, tutoriais práticos nas tardes e exercícios computacionais e desenvolvimento de projetos pelos estudantes nas noites. Os principais temas cobertos serão: modelos biofisicamente detalhados de neurônios e redes de neurônios; modelos simplificados de neurônios e redes de neurônios; plasticidade sináptica e aprendizado neuronal; modelagem de campos extracelulares; análise de trens de disparos neuronais; modelagem da interação entre neurônios e células gliais; modelos probabilísticos para neurônios; modelos para populações neuronais; criticalidade no cérebro; psiquiatria computacional; ondas propagantes em sistemas neuronais; e dinâmica da conectividade funcional no cérebro. Os alunos serão divididos em grupos de dois e cada grupo terá que desenvolver um projeto envolvendo ferramentas ensinadas na escola. A escolha dos temas e a formação dos grupos serão feitas no início da segunda semana da escola. No dia 17/01 haverá entrevistas com os estudantes para a definição final de seus projetos. No dia 29/01 os estudantes farão apresentações sobre o andamento de seus projetos para obter comentários e sugestões dos professores e tutores. No último dia da escola, os estudantes apresentarão os resultados finais dos seus projetos em seminários de 20 minutos. (AU)
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