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Desenvolvimento de Políticas Públicas para a Retenção de Ingressantes por Ações Afirmativas: Uma Abordagem Inovadora com Algoritmos Preditivos e Inteligência Artificial

Processo: 24/09410-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Matemática da Computação
Pesquisador responsável:Sueyla Ferreira da Silva dos Santos
Beneficiário:Luciane Aparecida Marostegan
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10240-0 - Políticas Públicas e Ações Afirmativas na Universidade Pública: definindo algoritmo para alerta de evasão de ingressantes universitários via reserva de vagas e cotas raciais, AP.PP
Assunto(s):Ação afirmativa   Educação   Ensino superior   Inteligência artificial   Políticas públicas   Redes neurais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ações afirmativas | Educação | Ensino Superior | Inteligência Artificial | Politicas Públicas | Redes neurais | Inteligência Artificial

Resumo

A pesquisa pretende auxiliar gestão pública no aperfeiçoamento das ações afirmativas, tendo como parâmetro a evasão e o desempenho acadêmico dos graduandos ingressantes por cota raciais e sociais. O projeto será dividido em quatro fases: preparação dos dados e construção de modelo preditivo (fase 1), articulação de uma agenda pública de discussão e construção do mecanismo de alerta para predizer o risco de evasão (fase 2), elaboração de uma minuta de apoio à Política de Ações Afirmativas (fase 3) e disseminação dosconhecimentos (fase 4). O bolsista de Treinamento Técnico (TT) participará da fase 1 da pesquisa que consiste na aquisição e registro de dados, preparação dos dados para realização da análise exploratória, elaboração de relatórios e apresentação do modelo preditivo de alerta do risco de evasão de graduandos que ingressaram no ensino superior por meio das políticas públicas de reserva de vaga e cotas.

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