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O mercado do rodeio no Brasil: economia simbólica e expansão da "cultura do gado" na nova fronteira agropecuária

Processo: 24/05625-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Jorge Luiz Mattar Villela
Beneficiário:Carlos Eduardo Machado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agronegócio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agronegócio | Capital corporal | fronteira agropecuária | Mercado simbólico | Rodeio | Antropologia Social

Resumo

Esta pesquisa analisa a formação e a atual expansão do mercado do rodeio no Brasil, tendo como objetivo explorar os modos de valoração e a economia simbólica que envolvem as relações entre homens e touros, bem como as conexões entre esse mercado, o agronegócio e processos culturais, econômicos e políticos mais abrangentes. Tomando como ponto de partida a construção do capital corporal de peões e touros, busca-se analisar a transformação do rodeio brasileiro em um mercado esportivo e cultural, com foco nos processos de conversão simbólica e de construção do valor das técnicas, habilidades e performances de montarias, considerando os agentes (humanos e não humanos), redes de relações, sistemas de significação e esquemas culturais que dão vida a esse mercado e que impulsionam sua expansão na chamada "nova fronteira agropecuária". A partir do trabalho de campo na Festa do Peão de Barretos (São Paulo) e na Expoara (Araguaína, Tocantins), incluindo a realização de entrevistas semiestruturadas com peões, criadores de touros (tropeiros) e organizadores de rodeios, além do levantamento de informações e análise de documentos, a pesquisa propõe uma perspectiva analítica capaz de articular diferentes abordagens e procedimentos. Como resultados, o projeto prevê a publicação de artigos, a produção de materiais etnográficos, a organização de um dossiê temático, a oferta de uma disciplina para a pós-graduação e a participação em eventos nacionais e internacionais para a divulgação da pesquisa.

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