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A sala de aula e o smartphone: o papel do professor frente a presença dessa tecnologia em turmas do ensino médio.

Processo: 23/08347-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Antônio Alvaro Soares Zuin
Beneficiário:Damiana Andreia Ferreira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Professores   Smartphone
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Médio | Professor | Smartphone | teoria crítica da sociedade | Educação, Cultura e Subjetividade

Resumo

Com o desenvolvimento tecnológico, vários instrumentos surgem para facilitar as atividades diárias dos seres humanos, tanto nos momentos de lazer, quanto no tempo destinado ao trabalho. Pensando nisto, um aparelho que merece destaque na sociedade contemporânea é o smartphone, uma vez que a ferramenta tecnológica possibilita fazer e receber ligações, ouvir música, enviar e receber mensagens pelo WhatsApp, entre outras coisas. Não só os adultos, mas, principalmente, as crianças e os jovens utilizam com frequência seus aparelhos, inclusive, dentro do espaço escolar. Neste sentido, uma questão se coloca: Em tempos da cultural digital em que o smartphone é um instrumento multifuncional presente na vida dos alunos e alunas, qual seria o papel do professor frente a presença dessa tecnologia na sala de aula? Fundamentada nos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Christoph Türcke, adotou-se como metodologia a escolha por uma escola da rede pública do município de São Carlos-SP em que a partir de aplicações de entrevistas semiestruturadas e de um questionário baseado na escala Likert, ambos direcionados a 25 professores do ensino médio, pretende-se investigar o papel do educador frente a presença do smartphone na sala de aula. Dentre os resultados, espera-se afirmar a importância do professor na sociedade da cultura digital já que, diante do bombardeamento de imagens e mensagens emitidas pelo dispositivo móvel, torna-se essencial a figura docente na análise, discussão e compreensão dos conteúdos curriculares. Além da produção de artigos acadêmicos no intuito de aprofundar e divulgar o debate.

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