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Desenvolvimento de instrumentos avaliativos para aplicação da abordagem investigativa

Processo: 24/13448-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Kasseboehmer
Beneficiário:Daniel Dias Alves de Freitas
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05934-0 - EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, AP.EP
Assunto(s):Aprendizagem   Avaliação   Ensino de ciências   Gaston Bachelard
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Investigativa | aprendizagem | avaliação | ensino de ciencias | espírito científico | Gaston Bachelard | Avaliação

Resumo

A abordagem investigativa é tema de pesquisa no Brasil e no exterior, está presente no Currículo Paulista, e já demonstrou seu potencial para motivar os estudantes bem como desenvolver habilidades importantes como raciocínio lógico e capacidade de argumentação. A abordagem investigativa, por ressignificar o papel do professor e do estudante, necessita de uma forma de avaliação que assinale a evolução do estudante em termos de participação e desenvolvimento de habilidades estruturantes. Uma das frentes de trabalho deste projeto será elaborar e aplicar um sistema de avaliação condizente com a aplicação de atividades investigativas no Currículo Paulista.

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