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Cena Expandida: Tecnologia Digital no Teatro Japonês

Processo: 24/07280-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Fausto Roberto Poço Viana
Beneficiário:Luiza Marcato Camargo de Sousa
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cenografia   Tecnologias digitais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cenografia | Rhizomatiks | Tecnologia digital | traje de cena | Cenografia e Traje de Cena

Resumo

A pesquisa pretende investigar as tecnologias digitais posta em cena pelo grupo japonês multidisciplinar Rhizomatiks. Desde sua formação em 2006 o objetivo do coletivo é explorar a tecnologia como expressão artística, pesquisando o vínculo e a interação do homem com o digital ao unir-se com outros coletivos de diversas linguagens artísticas. Busca-se compreender como estas tecnologias são incorporadas às produções, de que forma o digital influenciou outros elementos da cena como a iluminação, o figurino e o performer, bem como de que maneira o digital foi influenciado por esses mesmos elementos. Também é interesse investigar como o Rhizomatiks, e seus parceiros, trabalham a camada digital da cena como elemento poético e não apenas estético. Toma-se como objeto de análise as obras: Eclipse Blue (2012) que utiliza o recursos de projeção; Border 2021 (2021) que utiliza realidade aumentada; e Discrete Figures (versão de 2022) que utiliza drones, inteligência artificial entre outras tecnologias. A base bibliográfica inclui: Oliver Grau, Vinicio de Oliveira, Magnavita, Urssi, Daito Manabe, Hiroyuki Takahashi e Yasushi Nagata.

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