Busca avançada
Ano de início
Entree

Interesses e engajamento escolar em adolescentes no Ensino Fundamental

Processo: 24/08935-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Laís Rovina Batagin
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescência   Identidade   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | BBT-Br | engajamento escolar | Identidade | Inclinações motivacionais | Interesses | Avaliação Psicológica

Resumo

Os anos finais do ensino fundamental coincidem com início da fase da adolescência e acompanham estágios de estruturação da identidade, exploração de possibilidades e interesses, constituindo bases para futuro projeto de vida. Evidências científicas sobre o nível de engajamento escolar sugerem influência desta variável sobre o desempenho acadêmico e a estruturação de interesses, embora inexistindo consenso a respeito. Este projeto almeja mapear as inclinações motivacionais e o nível de engajamento escolar em adolescentes do oitavo e nono ano do ensino fundamental de escolas públicas do interior de São Paulo, verificando sua possível associação com o sexo, o desempenho acadêmico e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) destas instituições escolares. Trata-se de estudo empírico, de recorte transversal, com análises descritivo-interpretativas e correlacionais a partir de instrumentos de avaliação psicológica e indicadores sociodemográficos. Pretende-se examinar 200 voluntários, estudantes do oitavo e nono ano do ensino fundamental, de ambos os sexos, de 13 a 15 anos, de escolas com IDEB diferentes (alto e baixo) de Ribeirão Preto. Após devida autorização formal, responderão à Escala Quadridimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola e ao Teste de Fotos de Profissões BBT-Br, em suas duas versões, aplicados em sala de aula. Os instrumentos serão avaliados conforme respectivos manuais técnicos, constituindo base de dados que será complementada por notas escolares dos estudantes (desempenho escolar). Os resultados serão analisados de forma descritiva e interpretativa, realizando-se análises inferenciais em função do sexo, do desempenho escolar e do IDEB das escolas colaboradoras. Análises correlacionais entre as variáveis em foco também serão realizadas, respeitando-se a distribuição obtida nos resultados. Os achados empíricos trarão relevantes informações sobre possíveis associações entre estruturas motivacionais/interesses, engajamento escolar, desempenho acadêmico e características das escolas, elementos úteis para reflexão sobre possíveis impactos destas variáveis nas práticas escolares e na promoção do desenvolvimento integral dos discentes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)