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Auxílio para realização de coleta de dados primária com concluintes do ensino superior e análise econométrica em projeto de pesquisa sobre Desigualdade na Educação Superior

Processo: 24/17858-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia do Bem-estar Social
Pesquisador responsável:Ursula Mattioli Mello
Beneficiário:Enrico Peceguini Ruggieri
Instituição Sede: Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/17913-0 - Desigualdades de gênero, renda e raça no ensino superior: trajetórias, redes de contato e inserção no mercado de trabalho, AP.JP
Assunto(s):Desigualdade   Educação   Gênero   Raça   Renda   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desigualdade | Educação | Gênero | raça | renda | trabalho | Educação, Desigualdade

Resumo

Diversos artigos recentes em economia estudam o papel do ensino superior na perpetuação ou mitigação da desigualdade entre grupos e gerações. Entretanto, muitas questões permanecem em aberto e motivam a agenda de pesquisa delineada nesta proposta. Os objetivos deste projeto são: (i) estudar os determinantes da desigualdade de gênero, renda e raça no ensino superior, com foco nas trajetórias dos estudantes após a matrícula na universidade e na transição para o mercado de trabalho; (ii) compreender o papel heterogêneo das redes de contato formadas durante a universidade na busca por empregos e no sucesso inicial na carreira, com foco em programas de elite; e (iii) investigar como a expansão de cotas que beneficiam alunos negros de baixa renda impacta as redes de contato e o comportamento dos empreendedores da sociedade. Construiremos um conjunto de dados original e ambicioso, contemplando as trajetórias individuais de estudantes universitários desde o início da faculdade até seus primeiros anos no mercado de trabalho. O projeto dará origem a pelo menos três publicações acadêmicas e a um conjunto de dados públicos contendo indicadores para o monitoramento e avaliação do sistema de ensino superior brasileiro. Para a execução do projeto, será necessária a coleta primária de dados com concluintes da educação superior. O bolsista de treinamento técnico nível 4 irá auxiliar aos pesquisadores principais em diversas tarefas referentes a essa coleta, incluindo: a revisão da literatura e dos instrumentos de coleta já utilizados previamente em contextos institucionais semelhantes, a preparação dos questionários de coleta, a definição da amostra final de universidades onde será feita a coleta, o monitoramento da coleta e da qualidade dos dados (a coleta em si será realizada por uma empresa terceirizada contratada) e a análise descritiva e econométrica dos dados primários. Paralelamente, o bolsista nos auxiliará com o manuseio dos dados e produção de análises estatísticas do banco de dados final preparado com a união de dados administrativos no SEDAP/INEP.

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