Busca avançada
Ano de início
Entree

Co(r)respondências Sicilianas: As Cartas de Maria Messina a Alessio Di Giovanni, Giovanni Verga e Enrico Bemporad (1909-1940)

Processo: 24/16230-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Francisco Claudio Alves Marques
Beneficiário:Sofia Rodrigues de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Correspondência   Literatura italiana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Correspondência | Literatura Italiana | Maria Messina | Literatura Italiana

Resumo

Quando as primeiras escritoras italianas começaram a ingressar noscírculos literários do "novecentos", defrontaram-se com uma mentalidade hostile preconceituosa da parte de alguns escritores da época. Ao lado de outrasescritoras contemporâneas, como Ada Negri, Matilde Serao, Elvira Mancuso,Grazia Deledda, dentre outras, a escritora siciliana tardo-verista Maria Messinacoloca-se entre aquelas mulheres que enfrentaram obstáculos e preconceitospara ingressar no mundo dos intelectuais da época. A título de hipótese, estetrabalho pretende demonstrar que as correspondências - cartas e postais - deMaria Messina enviadas a Alessio Di Giovanni (27), Giovanni Verga (23) eEnrico Bemporad (30) revelam não apenas as aspirações e desafiosenfrentados por mulheres italianas na busca por reconhecimento literário entreo final do século XIX e o início do XX, mas também refletem as dinâmicassociais e culturais da época que moldavam a condição feminina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)