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A influência das neurociências na avaliação da qualidade de explicações científicas por professores da rede básica de ensino

Processo: 24/16216-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Fernando Eduardo Padovan Neto
Beneficiário:Mariana de Almeida Cirelli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociências   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neurociências | Neuroeducação | Professores | Neurociências

Resumo

Este estudo pretende investigar o impacto que a presença de informações neurocientíficas exercem sob o nível de satisfação de professores com explicações científicas, mesmo que o conteúdo neurocientífico exposto seja irrelevante para a lógica delas. O projeto utiliza um desenho transversal e metodologia quantitativa já descrito na literatura. O estudo será conduzido em cinco grupos distintos: (i) professores sem exposição prévia às neurociências, (ii) professores com exposição prévia às neurociências, (iii) população geral sem exposição prévia às neurociências, (iv) população geral com exposição prévia às neurociências e (v) indivíduos com expertise em neurociências. Os participantes serão expostos a descrições de fenômenos científicos e suas respectivas explicações, que poderão ser "boas" ou "ruins" e conter, ou não, informações neurocientíficas adicionais. Serão realizadas análises estatísticas para comparação entre grupos (explicação: "boa" ou "ruim" VS. neurociências: com ou sem) utilizando o software JASP. Os resultados esperados contribuirão para uma compreensão mais ampla sobre como informações neurocientíficas podem afetar a percepção de professores e da população geral em relação à qualidade de explicações científicas. Ademais, esse estudo pretende combater os apelos supérfluos às neurociências que são atualmente populares, e potencialmente convincentes, em meios de divulgação como redes sociais e portais de notícias.

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