Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência da Liderança Ressonante em Enfermagem no indicador de rotatividade.

Processo: 24/20379-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Andrea Bernardes
Beneficiário:Beatriz Batista Oliveira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/16847-4 - A relação da liderança ressonante e os indicadores gerencias de rotatividade e absenteísmo: um estudo experimental, AP.R
Assunto(s):Gestão em saúde   Liderança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem | Gestão em saúde | Indicador gerencial | Liderança | rotatividade | Gestão e gerenciamento de serviços de saúde

Resumo

A liderança e a segurança do paciente se constituem em temas importantes, elencados como prioridade para o Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Organização Panamericana da Saúde. Nesse sentido, este estudo objetiva desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção educativa sobre liderança ressonante e verificar se os desfechos desta intervenção estão relacionados ao indicador hospitalar gerencial de rotatividade. Trata-se de estudo com delineamento experimental, do tipo controle histórico a ser realizado em duas instituições hospitalares filantrópicas, localizadas no Estado de São Paulo. Será realizado um levantamento do indicador hospitalar de rotatividade nos 6 meses anteriores à implementação da intervenção educativa. Concomitantemente, será aplicada a Resonant Leadership Scale. Após, será desenvolvida e implementada uma intervenção educativa aos enfermeiros sobre liderança ressonante com consequente monitoramento do indicador nos 6 meses posteriores. Será novamente aplicada a Resonant Leadership Scale para verificar se houve apreensão deste modelo de liderança após a intervenção educativa. Espera-se, por meio deste estudo, avaliar se a liderança ressonante melhora os indicadores selecionados, demonstrando que a segurança do paciente está associada com a competência de liderar. Ademais, a realização de uma pesquisa de intervenção tem potencial para modificar a prática nas instituições estudadas, proporcionando a oportunidade de formar líderes inovadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)