Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da temperatura na ritmicidade circadiana do eixo neuroendócrino do siri-azul Callinectes sapidus (CRUSTACEA BRACHYURA).

Processo: 24/03064-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Maria de Lauro Castrucci
Beneficiário:Giovanna Zanetti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Canais de receptores transientes de potencial   Opsinas   Ritmos biológicos   Temperatura   Endocrinologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:callinectes sapidus | Canais TRP | eixo-neuroendócrino reprodutivo | opsinas | ritmos biológicos | Temperatura | Endocrinologia Comparada

Resumo

O ecossistema marinho é submetido a uma grande variedade de ciclos ambientais, como fotoperíodo e temperatura. Estes são responsáveis por fornecerem pistas às espécies marinhas levando ao ajuste de relógios biológicos para o controle da sua fisiologia, que vão desde ritmos circadianos até ritmos circalunares e sazonais. O pedúnculo ocular em crustáceos é considerado o centro do controle endócrino, apresentando uma gama de fotorreceptores, neuropeptídeos e moduladores envolvidos na regulação circadiana, atribuída ao sistema neurossecretor do órgão X, responsável pela síntese, estoque e liberação de hormônios que controlam o eixo-neuroendócrino reprodutivo. As variações de temperatura determinam os limites de tolerância térmica nas espécies, possibilitando quantificar os efeitos das mudanças climáticas em organismos marinhos. As ações antrópicas estão causando um impacto negativo nas condições climáticas atuais e futuras levando a alterações fisiologias significativas nos organismos. Com isso, nos perguntamos se altas e baixas temperaturas impactam no eixo neuroendócrino reprodutivo do siri azul Callinectes sapidus (Rathbun, 1896) e a sua ritmicidade. Afim de responder essa pergunta, este projeto propõe: 1) Realizar a anotação do transcriptoma de C. sapidus; 2) Estabelecer a proteogenômica em diferentes tecidos; 3) Em condições controle e em altas e baixas temperaturas em fêmeas juvenis e adultas, ao longo de 24 horas: 3.1) Alterações no órgão X/glândula do seio, órgão Y, hepatopâncreas e ovário por proteômica comparativa; 3.2) Expressão dos genes de relógio, opsinas, canais TRP e genes tecido-específicos no eixo neuroendócrino reprodutivo por PCR quantitativo; 3.3) Níveis circulantes dos hormônios do eixo neuroendócrino reprodutivo por ELISA; 3.4) Alterações morfológicas nos ovários de fêmeas por histologia e índices gonadossomático e hepatossomático.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)