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Agência e Estrutura: A Mídia como Ferramenta de Poder na Divulgação Científica em Filmes da Disney dos anos 1950

Processo: 24/10998-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Juliano Camillo
Beneficiário:Felipe Sanches Lopez
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Ensino de física   História da ciência   Relações de poder
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disney | Divulgação Científica | Ensino de Física | História da ciência | relações de poder | Teoria da Atividade Cultural-Histórica | Divulgação Científica

Resumo

A divulgação científica desempenha um papel importante ao proporcionar o acesso da população ao conhecimento científico, contudo, deve haver cautela para evitar que seu discurso não se aproxime do discurso negacionista. Historicamente, uma variedade de recursos tem sido empregada para disseminar o conhecimento científico na sociedade. Por exemplo, ao longo da década de 1950, ficou evidente a urgência dos Estados Unidos em reforçar sua educação científica principalmente devido à competição técnico-científica com a União Soviética. Nesse período, os estúdios Disney produziram animações sobre ciência com o propósito de influenciar a percepção pública e utilizá-las como meio de divulgação científica para fins propagandísticos. Nesse contexto, os filmes e os projetos de ensino de ciência concebidos na época, almejavam melhorar a segurança nacional e promover o desenvolvimento tecnológico, enfrentando a escassez de cientistas e técnicos. Este projeto de pesquisa se fundamenta na Teoria da Atividade Cultural-Histórica (TACH) e no conceito gramsciano de hegemonia para examinar como os filmes serviram como instrumentos para moldar consensos sociais sobre a ciência, contribuindo para a construção de uma imagem pública que valorizava a ciência como uma carreira para o desenvolvimento e segurança nacional. A investigação proposta pretende identificar a dimensão educacional presente na divulgação científica em filmes da Disney na década de 1950, visando compreender como estas animações contribuíram para alcançar os objetivos do projeto dos EUA. Os resultados serão obtidos por meio de Análise Documental e da Análise Fílmica e têm o objetivo de enriquecer a compreensão da divulgação científica como uma prática educativa, fornecendo ferramentas para analisar os problemas da disseminação científica contemporânea.

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