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Implementação e avaliação de intervenção de desenvolvimento docente para educação interprofissional em saúde

Processo: 24/14688-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
Beneficiário:Carla Cristina Del Valle
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03200-0 - Desenvolvimento docente para educação interprofisisonal em saúde, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Intervenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Docente | educação interprofissional em saúde | intervenção | Interprofissionalidade

Resumo

A implementação do desenvolvimento docente para educação interprofissional em saúde visa instrumentalizar facilitadores desse processo ensino-aprendizagem, para avançar em direção à formação interativa, compartilhada, voltada para o fortalecimento do trabalho colaborativo em equipes centradas nas necessidades dos usuários. Este estudo visa implementar e avaliar uma proposta de desenvolvimento docente para educação interprofissional em saúde. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção que será conduzida por meio das seguintes etapas: ensaio randomizado, avaliação por meio de pré-pós-teste e grupos focais. A proposta de intervenção foi desenhada em projeto de pesquisa anterior e será aplicada em duas rodadas, a primeira como teste piloto e a segunda mediante replicação aprimorada da intervenção aplicada no teste piloto. O ensaio randomizado será conduzido por meio do grupo intervenção que participará do programa de desenvolvimento docente, por meio da tecnologia on-line híbrida com momentos síncronos e assíncronos; e o grupo controle que será desenvolvimento assincronamente. Para um melhor controle de viés, será adotada a randomização realizada por profissional especializado por cluster, em que o grupo controle e de intervenção serão de locais diferentes. A avaliação do programa de desenvolvimento docente em EIP será por meio de métodos qualitativos e quantitativos. Os dados qualitativos serão obtidos por meio de duas sessões de grupo focal via Google Meet, mediante questões disparadoras sobre a experiência vivenciada e contribuições do programa de desenvolvimento docente em EIP. Os encontros de grupo focal terão duração média prevista de 60 a 90 minutos, mediante agendamento prévio com todos os integrantes. Os dados quantitativos da avaliação do programa de desenvolvimento docente serão obtidos mediante a aplicação do instrumento: "Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale II (AITCS II). Os dados qualitativos dos grupos focais serão analisados por meio de análise temática e os dados quantitativos dos pré e pós-testes serão organizados em planilha Excel e analisados por meio de estatística descritiva e multivariada.

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