Busca avançada
Ano de início
Entree

As Emoções e o Gosto no Mercado de Plantas Ornamentais no Brasil e na França

Processo: 24/08337-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Lucas Flôres Vasques
Supervisor: Frederic Lebaron
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris-Saclay, França  
Vinculado à bolsa:21/09533-8 - A Construção Social do Gosto e as Emoções: O Mercado de Plantas Ornamentais Brasileiro Visitado pela Sociologia Econômica, BP.DR
Assunto(s):Emoções   Pierre Bourdieu   Plantas ornamentais   Sociologia econômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Correspondência Multipla (ACM) | Emoções | Gosto | Pierre Bourdieu | plantas ornamentais | sociologia econômica | Sociologia Econômica

Resumo

Este estudo investiga a interação entre emoções e o gosto no mercado de plantas ornamentais, por meio de uma comparação entre os contextos culturais do Brasil e da França. Central para a pesquisa é a exploração da "linguagem das flores", um sistema linguístico simbólico que surgiu na França no século XIX, para entender como significados e sentidos são atribuídos às plantas ornamentais. O projeto inclui visitas aos principais mercados e feiras de plantas em Paris para coletar dados sobre as práticas comerciais e as preferências dos consumidores. Além disso, a pesquisa emprega técnicas de Análise de Correspondência Múltipla (ACM), fundamentadas nos achados empíricos e teóricos de Pierre Bourdieu, para analisar as respostas de entrevistas e questionários realizados no Brasil. Este estudo busca não apenas elucidar as construções sociais do gosto, mas também como as emoções influenciam as práticas econômicas em contextos culturais distintos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)