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Formações genéricas no filme de crime latino-americano contemporâneo: estéticas e identidades

Processo: 23/14806-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 20 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 20 de junho de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Pedro Maciel Guimarães Junior
Beneficiário:Luiz Felipe Rocha Baute
Supervisor: Maite Conde
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Cambridge, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:21/05701-3 - Formações genéricas no filme de crime Latino-Americano contemporâneo, BP.DR
Assunto(s):Estudos culturais   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audiovisual - História e crítica | Cinema Latino-Americano | Estudos Culturais | Gêneros cinematográficos | Materialismo Cultural | Perspectiva dos sistemas-mundo | Multimeios

Resumo

Este projeto apresenta as contribuições previstas do estágio de pesquisa na Universidade de Cambridge para a pesquisa de doutorado que realizo no país (FAPESP 21/05701-3). A pesquisa propõe um estudo acerca da produção, distribuição e recepção de obras relacionadas ao filme de crime na Argentina, no Brasil e no México, desde 2000 aos dias de hoje, sob a perspectiva dos sistemas-mundo, que divide a produção global em centro, semiperiferia e periferia. Em específico, utilizarei desta perspectiva analítica, formulada por Imannuel Wallerstein e aplicada às artes por Franco Moretti, para identificar as relações da periferia latino-americana com o centro hollywoodiano. Argumento que os processos genéricos podem ser melhor entendidos a partir de um estudo amplo, considerando-os como formações culturais em constante transformação. Neste estágio de pesquisa, investigarei, de forma mais detida, obras relacionadas ao filme de crime nos três países elencados, analisados seus temas e estéticas, assim como suas relações com as convenções do gênero. Para tanto, utilizarei da metodologia do Materialismo Cultural, e sobretudo o conceito de "tradição seletiva", ambos formulados por Raymond Williams, em conjunto a estudos dedicados ao cinema latino-americano (PAGE, 2011; AMANCIO, 2014; CONDE, SHAW, 2018). Partindo dos estudos de obras audiovisuais associadas às temáticas de crime, também discutirei o impacto da produção deste gênero no processo produtivo e cultural contemporâneo através do exame de seus desdobramentos sócio-históricos. O uso da infraestrutura e recursos do Centre of Latin American Studies (CLAS), em conjunto a expertise da Professora Doutora Maite Conde, irão potencializar as análises e melhorar meu entendimento do cinema latino-americano.

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