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Criação de filhos em estruturas familiares diversas: uma colaboração internacional com o Laboratório de Famílias, Adoção e Diversidade da Universidade de Kentucky

Processo: 24/18946-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Lucas Henrique Rimoldi de Souza
Supervisor: Rachel H Farr
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Kentucky (UK), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:24/03855-1 - Criação de filhos na diversidade: Coparentalidade e perspectivas de casais homoafetivos no Brasil, BP.IC
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Diversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:child development | Diversity | families perspectives | LGBTQ+ families | Desenvolvimento Sociocognitivo

Resumo

Este estudo explora o cenário em evolução das perspectivas de famílias LGBTQ+, considerando os direitos recentes e as barreiras persistentes enfrentadas por essas famílias nos contextos americano e brasileiro. As pesquisas atuais não têm abordado suficientemente as experiências diversas de crianças mais velhas com pais LGBTQ+, especialmente em relação ao desenvolvimento da identidade e à sensação de pertencimento comunitário em diferentes estágios de desenvolvimento e contextos sociais. Essa lacuna de pesquisa é investigada pelo estudo Queer-Parent and Adolescent Lives (Q-PAL), conduzido pelo Laboratório de Famílias, Adoção e Diversidade (FAD Lab), da Dra. Farr, que tem focado na interseccionalidade, incluindo famílias com identidades étnico-raciais minoritárias e de baixa renda. Esse estudo longitudinal investiga experiências de discriminação, saúde mental e física, além de diversas dinâmicas familiares entre famílias LGBTQ+. Portanto, o projeto de Iniciação Científica associado a esta proposta de BEPE (FAPESP #2024/03855-1) tem como objetivo investigar as perspectivas de pais LGBTQ+ sobre a criação de filhos adolescentes. A presente solicitação busca apoio para uma visita de 3 meses ao laboratório da Dra. Rachel Farr, na Universidade de Kentucky. A Dra. Farr e seu grupo de pesquisa são mundialmente renomados por seus trabalhos sobre famílias LGBTQ+. Seu trabalho é especialmente relevante para o projeto de pesquisa do candidato. O estágio de pesquisa proposto proporcionará uma oportunidade única para o candidato aprender mais sobre diferentes métodos de pesquisa, relevantes para sua investigação em andamento. Mais especificamente, ele será treinado em coleta de dados qualitativos, codificação e análise temática reflexiva. Além disso, esta proposta representa uma oportunidade valiosa para iniciar uma colaboração internacional entre a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de Kentucky, que pode ser promissora para futuros alunos da universidade de origem do estudante que tenham interesse em seguir essa linha de investigação. A colaboração também pode avançar em direção a uma maior compreensão da pesquisa sobre famílias LGBTQ+ no Brasil, promovendo assim mais pesquisas nessa área pouco explorada.

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