Busca avançada
Ano de início
Entree

Código de conduta para empreendedores e investidores: as crenças de mercado em circulação nas colunas de opinião

Processo: 24/18132-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Allana Meirelles Vieira
Beneficiário:Carolina Vega Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Habitus   Jornalismo econômico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discursos pró-mercado | habitus | jornalismo econômico | Sociologia da Mídia | Sociologia do Jornalismo | Sociologia da Mídia

Resumo

Este projeto de iniciação científica tem como proposta analisar a produção e a reprodução de visões pró-mercado na mídia, por meio do estudo de discursos ligados ao mercado financeiro e ao empreendedorismo difundidos por colunistas de jornais, revistas e sites voltados a investidores e empreendedores. Nesse sentido, a pesquisa busca relacionar tais discursos com as trajetórias dos agentes sociais difusores dessas visões a fim de traçar os vínculos entre crenças e posições sociais de agentes e instituições. Além disso, busca deslindar os nexos entre as mensagens pró-mercado e as expressões em termos de valores morais e éticos, códigos de conduta, verificados nos textos dos agentes estudados, de modo a contribuir nas reflexões sobre os modos de justificação e legitimação do capitalismo contemporâneo. Consideramos os discursos produzidos e reproduzidos pelos agentes colunistas selecionados (12 colunistas que escrevem para O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, MoneyTimes, InfoMoney e/ou Revista Exame) como tomadas de posição, sendo condicionados por suas propriedades sociais e posições sociais. Esta investigação tem como base teórico-metodológica a sociologia bourdieusiana e mobiliza categorias como origem social, posição social, habitus e capital (econômico, cultural e social).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)